5 Dicas Imperdíveis de como Vender no Atendimento ao Cliente.

 

Vender no Atendimento ao cliente é uma arte e um desafio. Aprenda como vender para o cliente que liga para reclamar.

 

Quando se trata de venda por telefone ativa, ou seja, aquela em que você contata o cliente, tem que haver um planejamento bem minucioso e com algumas técnicas de comunicação.

Mas quando se trata de vender seu produto quando é o cliente que lhe contata, aí sim é uma arte, embora pareça mais fácil.

Muitos consultores com quem trabalho vivem perdendo oportunidades devido ao mecanicismo e automatismo de sua atividade. Passam o preço e deixam a decisão para o cliente.

Pensando nisso, estruturei esse roteiro de vendas no atendimento para registar cada etapa importante da conversa a ser conduzida.

 

businessman, consulting, business
Foto por geralt em Pixabay

O timing da oferta

O cliente procura o seu SAC em 90% dos casos para reclamar. Os outros 10% para informações e esclarecimento de dúvidas. Quase nunca para comprar. A não ser que haja uma estratégia de divulgação e propaganda que tem como objetivo o “call back”, muito normal. Do contrário você está descascando um intragável abacaxi. Portanto vamos ver algumas dicas para você lidar com esta situação:

  1. Demonstre que você se importa com o problema do cliente.
  2. Seja atencioso e escute a reclamação com atenção e simpatia.
  3. Resolva o problema definitivamente antes de qualquer oferta.
  4. Apenas e somente após resolvida a reclamação parta para criar a oportunidade de oferta. Isso deve ser feito de maneira natural e sem pressão. Exemplo: “Você conhece nosso produto premium?  Jogando essa isca você vai medir a probabilidade de venda. Se o cliente se interessar de continuidade e faça a apresentação do produto, se não, não force a barra. Deixe para a próxima.

Se você resolveu o problema, o cliente tende a estar mais acessível a lhe escutar. Você só tem 10 segundos para cativar a sua atenção.

Aqui vai alguns “toques”:

  1. Seja assertivo na abordagem. O seu cliente não tem tempo para blá, blá, blá. Portanto, você também não.
  2. Cuidado! Como quem ligou foi o cliente é ele quem está pagando a conta, portanto, pela lei 11.800, você tem que pedir permissão para ofertar qualquer produto no atendimento ao cliente.
  3. Sua oferta deve preencher uma potencial necessidade, benefícios e oportunidade de negócio. Procure oferecer algo que tenha “fit” com seu cliente.
  4. Use uma comunicação eficaz trazendo técnicas de persuasão como a frase “essa oferta é exclusiva para seu perfil”
  5. Transmita segurança na apresentação. Se você não acreditar na oferta nem apresente, será inútil.

Bom estas são algumas orientações que com certeza lhe ajudarão a conquistar o cliente e vender o seu peixe. Lembre-se: são apenas 10 segundos.

Ou pisca ou sai da pista.