Você montou uma equipe de vendas, mas não sabe como tirar o máximo proveito dela? Então veja essas dicas e tenha uma equipe de alta performance.

A busca constante por resultado é sempre um obstáculo que precisa ser enfrentado com estratégia e determinação. Os líderes de equipe de venda estão sempre atentos a dicas e treinamentos capazes de elevar a performance da equipe.

Aprenda neste artigo, quais são os 7 principais passos para medir o desempenho da sua equipe.

#Crie indicadores úteis de acompanhamento das ligações

Muitos gestores criam vários relatórios de venda e acompanham apenas as metas de faturamento. É claro que no final o que importa é o quanto o vendedor atingiu de resultado, mas e o caminho que ele percorreu para chegar até lá?

Quantas vezes teve que ligar, pesquisar pelo contato, localizar e oferecer o produto. De um ponto ao outro é quase uma vida. Procure criar indicadores que meçam este caminho: quantidade de tentativas de encontrar o comprador, quantidade de sucesso e de fracasso.

#Crie relatórios de Vendas

Cuidado: não se torne um burocrata incorrigível. Conheci uma empresa que só de relatório diário eram 30. Como disse Caetano Veloso na música “Alegria, alegria”: Quem lê tanta notícia?

Seja simples e eficiente, crie poucos indicadores, mas indicadores eficazes.

Por exemplo: conversão em percentual é um ótimo indicador além dos famosos faturamento e quantidade de pedidos. A conversão permite avaliar a performance de seu vendedor. Faça o cálculo: quantas ofertas o vendedor precisa fazer para converter essa abordagem em venda?

#Grave todas as ligações da sua equipe

Vejo que pelo menos 60% das empresas não se preocupam, ou não priorizam, a criação de uma infraestrutura um pouco mais sofisticada que permita acompanhar a performance de seus vendedores. Escutar o que eles dizem na ligação é fundamental para o sucesso das vendas.

Portanto, busque implantar um bom sistema de gravação que permita armazenar as ligações de sua equipe.

#Escute as ligações de seus vendedores

Após implantar o equipamento de gravação é importante que você implante também um processo de monitoria e feedback com os seus vendedores.

Esse procedimento precisa ter regularidade, uma planilha de avaliação que faça referência ao que está seno medido, como por exemplo: poder de argumentação, tratamento das objeções e todas as etapas da venda. Em cada tópico avaliado é sugerido que se meça o desempenho com uma nota de referência para que o profissional monitorado tenha noção de seu resultado, saiba se está aderente a expectativa da empresa ou não.

#Tenha reuniões diárias para medir o grau de satisfação e motivação de sua equipe

Interaja diariamente com sua equipe de vendas para acompanhar sua satisfação e motivação com a atividade, cheque o que está impulsionando o trabalho bem como o que está influenciando negativamente.

Coisas que podem prejudicar o desempenho de uma equipe: boatos ou comunicados mal-entendidos, dificuldade de vender, prejuízo financeiro de qualquer espécie. Quer um exemplo: pagamento de comissão errada ou com atraso, bem frequente no mercado. Outro fator pode ser desigualdade ou injustiças dentro da equipe.

No geral, faça uma pequena preleção pela manhã e uma à tarde, durante o dia, cheque os ânimos individualmente.

#Avalie a performance a cada hora

Fique de olho nos indicadores. Em 30 minutos as coisas podem virar de cabeça pra baixo e você só perceber no meio do dia, quando já perdeu a manhã toda.

Avalie todos os indicadores que comentamos à pouco e certifique-se de agir pró-ativamente para a correção dos desvios eventuais.

#Faça testes de conhecimento e fomente treinamento regular

O vendedor não é um profissional que usualmente se aprofunda nas informações, isso acontece com o passar do tempo e conforme as situações que vão ocorrendo no caminho. Mas em geral o vendedor conhece o produto de forma mais genérica e superficialmente, sem dar importância as nuances e aos detalhes.

Estimular o colaborador a estudar o produto e tudo o que está ao redor dele faz com que sua abordagem crie mais tamanho e credibilidade junto ao comprador.

Esses 7 passos vão te ajudar a aumentar a performance da sua equipe. Se depois de aplicá-los você ainda sentir que as coisas não estão caminhando como deveriam para a alta performance de verdade, aproveite para conhecer nosso Diagnóstico de Equipe de Vendas.

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