Vender por telefone é uma arte e um desafio. Aprenda como vender para o cliente que liga para reclamar.

Quando se trata de venda por telefone ativa, ou seja, aquela em que você contata o cliente, tem que haver um planejamento bem minucioso e com algumas técnicas de comunicação.

Mas quando se trata de vender seu produto no momento em que é o cliente que lhe contata, aí sim é uma arte.

O cliente procura o seu SAC em 90% dos casos para reclamar. Os outros 10% para informações e esclarecimento de dúvidas. Quase nunca para comprar. A não ser que haja uma estratégia de divulgação e propaganda que tem como objetivo o “call back”, muito normal. Do contrário você está descascando um intragável abacaxi. Portanto vamos ver algumas dicas para você lidar com esta situação:

1.      Demonstre que você se importa com o problema do cliente.

2.      Seja atencioso e escute a reclamação com atenção e simpatia.

3.      Resolva o problema definitivamente antes de qualquer oferta.

4.      Só aí sim, ofereça o produto. Mas como fazer isto?

            Se você resolveu o problema, o cliente tende a estar mais acessível a lhe escutar. Você só tem 10 segundos para cativar a sua atenção.

Aqui vai alguns “toques”:

1.      Seja assertivo na abordagem. O seu cliente não tem tempo para blá, blá, blá. Portanto, você também não.

2.      Cuidado, como quem ligou foi o cliente é ele quem está pagando a conta, portanto, pela lei 11.800, você tem que pedir permissão para ofertar qualquer produto no atendimento ao cliente.

3.      Sua oferta tem que ter um apelo útil e de vantagem para o cliente. Não perca tempo com discursos longos. Vá direto ao ponto.

4.      Sustente sua oferta com um benefício real para o cliente. Se ela for igual para não clientes o seu tiro sairá pela culatra.

5.      Transmita segurança na oferta. Se ele perceber que nem você acredita na oferta, como é que ele se sentirá a vontade para aceita-la. Palavras como “oportunidade” e “oferta exclusiva” caem muito bem em sua abordagem.

Bom estas são algumas orientações que com certeza lhe ajudarão a conquistar o cliente e vender o seu peixe. Lembre-se: são apenas 10 segundos.

Ou pisca ou sai da pista.  

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