Aprenda agora a jornada definitiva para você vender por telefone – Descubra “Os 13 Passos para a Perfeita Venda por Telefone”

 

Passo 1 -Segmentar o Público Alvo.

Não atire para qualquer lado. Descubra qual é o público que se interessa pelo seu produto e crie ações para atraí-lo.

 

Passo 2 -Saudação.

Empatia é a palavra da moda e uma excelente ferramenta de trabalho. Conquiste a atenção e o respeito do seu contato com educação e gentileza. Não esqueça, a partir daqui você conduz a conversa.

 

Passo 3 -Investigar o Perfil do Comprador.

Como você pode querer oferecer algo para alguém que não conhece. Investigar o potencial interesse pelo seu produto é fundamental. Use a escuta ativa e faça perguntas abertas para conhece-lo e crie sua estratégia de apresentação com base nas respostas obtidas. Faça no máximo 5 perguntas chave.

 

Passo 4 -Identificar a DOR do cliente.

Enquanto investiga é essencial que você entenda a motivação de compra do seu potencial comprador. Desta forma poderá encaixar o seu produto na necessidade do seu futuro cliente.

 

Passo 5 -Apresentar o Produto (modelo CUBE).

Apresente o seu produto de forma completa e com entusiasmo, energia, afinal é a sua ferramenta de trabalho. Utilize o modelo CUBE de apresentação:

Características técnicas do Produto.

Utilidade, para o que ele serve.

Benefícios que o comprador terá ao adquirir a sua oferta.

Estado Emocional preenchido ao usar o produto comprado.

 

Passo 6 -Ouvir e entender as Objeções.

Investigue o porquê seu comprador disse “não”. Geralmente o comprador diz “não” por que sua mensagem não foi suficientemente eficaz nos passos anteriores. Se você tem certeza de ter cumprido corretamente os passos anteriores, este comprador não faz parte do seu público em potencial. Desista dele e parta para outra.

Passo 7 -Apresentar o Contraponto Assertivo em relação a negativa.

Sempre explique e esclareça. Algumas vezes devemos ser didáticos o suficiente para garantir o entendimento pelo comprador. Noutras, devemos ser perspicazes para entender corretamente sua objeção e apresentar um argumento eficaz.

 

Passo 8 -Esteja preparado para negociar a favor do cliente.

Tenha estratégias assertivas de negociação. Não adianta oferecer desconto se sua objeção é que “não há interesse”. O seu cliente não compra preço, ele compra benefícios e utilidade. Muitos clientes preferem pagar mais caro só para ter um produto ou serviço de qualidade.

 

Passo 9 -Sondagem para o Fechamento.

Use perguntas de checagem para saber se o cliente comprou sua ideia e está lhe acompanhando no raciocínio. Faça perguntas fechadas: “Você entendeu?”, “Concorda comigo?”. Desta forma você se certifica que não está falando sozinho.

 

Passo 10 -Conduzir para a Venda.

Você sabe o que fazer, não tenha medo do comprador. Conduza-o para o fechamento. Use perguntas como: “Faz sentido pra você”?, “É uma excelente oportunidade, concorda?”, “Que tal aproveitar essa oportunidade?”.

 

 

Passo 11 -Agradeça e parabenize pela compra.

Use a empatia até o fim. Despeça-se com a mesma educação e simpatia usadas até a decisão de compra. Lembre-se que o importante não é a venda única, mas a venda futura, mantendo este cliente fidelizado.

 

Passo 12 -Garantir a entrega.

Certifique-se que sua venda seja entregue.

 

Passo 13 -Acompanhar o uso.

Faça uma ligação de boas-vindas ou pós-vendas para demonstrar ao seu cliente sua importância e satisfação.

Essas são as principais etapas de uma venda perfeita! Seguindo essas dicas, você poderá aumentar o número de fechamentos e alavancar seus resultados.

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