Sua Comunicação é Eficaz na Venda? Confira agora.

 

Não se iluda, você pode estar causando ruídos na comunicação e tornando a experiência do cliente um caos. Saiba como tornar sua comunicação eficaz e ter mais sucesso na venda e no atendimento.

 

O Processo:

A comunicação obedece a um esquema bem simples: emissor + receptor + canal de transmissão + mensagem. Parece fácil, mas não é!

As diversas formas de entendimento e de interpretação são causadoras de grandes falhas na comunicação.

Nunca aconteceu de você receber uma solicitação e, ao entregá-la, a pessoa reclamar que não foi aquilo que ela pediu? Pois bem, isto acontece o tempo todo.

Philip Kotler avisa que cerca de 60% dos problemas operacionais e administrativos em uma empresa são causados por falha de comunicação. Às vezes problemas vindos do emissor, às vezes causados pelo receptor.  É muita coisa.

O problema em si não está na informação, mas na maneira como passamos a mensagem ou o uso que damos a ela.

Vamos analisar esta frase:

  • “Se o homem soubesse o valor que tem, a mulher andaria de quatro a sua procura”.

Agora leia desta forma:

  • “Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro a sua procura”.

Uma minúscula e insignificante vírgula muda completamente o entendimento. Conceitos bem opostos por causa de um símbolo gramatical.

 

Como este exemplo existem outros milhares que provam nossa variedade de expressões na comunicação, a amplitude de significados em nossas palavras e a negligência com que tratamos nossa língua portuguesa.

O fato é que o profissional de vendas e de Atendimento não pode ficar à mercê de interpretações, sua comunicação eficaz deve ser planejada e estratégica. Cada palavra deve ter uma mensagem clara, ou transmitir um conceito relevante.

 

NÃO HÁ ESPAÇOS PARA IMPROVISO

 

Quando a comunicação não funciona, chamamos de ruído, uma falha na conversa, um desvio da interpretação. Mas o que são claramente os ruídos?

Os Ruídos na Informação:

Os ruídos na comunicação são falhas que interferem no entendimento ou até impedem a compreensão da mensagem. O famoso “você diz A e seu cliente entende B”.

Esses ruídos costumam prejudicar e muito a experiência do cliente durante um atendimento, uma venda ou até um treinamento.

Nosso erro é achar que o outro entendeu só por que eu falei ou escrevi. Por isso quase nunca nos achamos errados ou temos tolerância com perguntas repetidas, devido a nossa falta de percepção e por que não dizer, empatia.

São exemplos de Ruídos na Comunicação:

  • Fatores Externos Incontroláveis:
    • barulho na sala,
    • problemas de infraestrutura,
    • muitas pessoas falando ao mesmo tempo,
    • barulhos externos como buzina, avião, Construção, etc…

Os fatores externos incontroláveis são bem difíceis de resolver por fugirem do nosso controle. Nestes casos nossa opção é buscar minimizar o problema de alguma forma afim de tornar nossa comunicação eficaz.

É bom lembrar que tanto o emissor quanto o receptor sofrem por esse problema.

  • Fatores Internos Controláveis:
    • vícios de linguagem,
    • falta de repertório,
    • inibição,
    • despreparo,
    • falta de foco
    • desconhecimento sobre a atividade,
    • falta de empatia,
    • desinteresse sobre a mensagem.

 

Esses fatores internos são controláveis porque dependem apenas de uma mudança de atitude do emissor ou do receptor. Requer esforço, mas podem ser superados.

O vício de linguagem por exemplo é um hábito adquirido muitas vezes pela necessidade do emissor em ter uma bengala inicial ou ao final de cada frase, e ele usa sem nem perceber muitas vezes. Apenas através de escuta da própria conversa há o despertamento para o problema e essa é a 1ª etapa de cura. A partir daí sempre recomendo colar um bilhete na tela do computador como lembrança para ir diminuindo o uso do vício de linguagem.

Um outro bom exemplo é a insegurança ou timidez. Esse problema é resolvido quando a pessoa passa a dominar o assunto usado nas conversas, portanto estudar sobre o produto, a empresa e os melhores argumentos fortalece a segurança e liberta a pessoa do medo.

Além disso há outros pontos importantes de atenção que também dependem da atitude e esforço dos emissores e receptores. Estes pontos são em sua maioria, características pessoais que podem atrapalhar a comunicação.

  • Excesso de Ansiedade.
  • Ser prolixo e se estender na mensagem.
  • Interpretar o pensamento do outro.
  • Tom da voz
  • Entonação.
  • Uso de sons: “ahã”, “aaaah tá!”, “huuuuummmmm”

Quem consegue prestar atenção com um barulho desses?

 

A TÉCNICA NA MENSAGEM:

Claro, o primeiro passo é ter consciência do problema, pois a maiores dos itens realçados acima muitas vezes são desconhecidos pelos praticantes. Isso porque não buscamos ouvir as nossas próprias conversas, avaliar o nosso atendimento ou a nossa venda. Simplesmente não temos essa curiosidade, quando na verdade, essa deveria ser uma das ferramentas de trabalho de quem quer que seja da atividade.

Escutar a si próprio com frequência quinzenal por exemplo é um bom processo de auto avaliação e aprimoramento.

A etapa seguinte é incluir em seu roteiro de vendas ou atendimento, seja ele verbal ou escrito, algumas perguntas de checagem, principalmente durante uma apresentação, explicação ou justificativa.

Em todo relacionamento comercial, é fundamental garantir o entendimento pelo receptor (comprador ou cliente reclamante). Para se evitar o ruído na comunicação é interessante então checar a compreensão do seu interlocutor regularmente com perguntas de sondagem:

  • Até aqui tudo bem?
  • Ficou claro esse ponto?
  • Faz sentido essa explicação?
  • Você tem alguma dúvida?

 

Pratique. Divida a sua apresentação em pequenas partes ao invés de despejar todo o conteúdo de uma vez.

As perguntas de sondagem nesse caso vão assegurar que seu contato está acompanhando a sua explicação e compreendendo a mensagem, mas tem um fator mais importante ainda, elas vão garantir a jornada de compras, segurar a atenção do comprador enquanto você usa sua abordagem comercial.

Enfim, esteja atento e focado na emissão de suas mensagens e mais atento ainda na escuta ativa e perceptiva das comunicações recebidas, verbais e não verbais.

Assista o vídeo Comunicação Eficaz – Melhores Práticas