Primeiro, o que significa isso?
Para quem não sabe, ela vem do inglês e quer dizer aproximação, maneira de abordar, de encarar uma situação, ou traduzindo o sentido da frase da música do Zeca Baleiro; “ter pegada”.

QUAL O SEU APPROACH?

 

O Approach é fundamental para o sucesso da ligação. Você tem 10s para captar a atenção do assinante.

Não há tempo para improviso, insegurança ou falta de estratégia. Quem se arrisca tende a aplicar muita energia desproporcional ao resultado obtido, se desestimula e desiste.
Não cria nenhum engajamento ou vínculo com o seu comprador.
A conversa se torna improdutiva.
Pensando nisto, resolvemos lhe mandar algumas ideias de approach para que você possa despertar sua atenção para esta etapa inicial e quem sabe criar suas próprias abordagens vencedoras.

Seguem abaixo algumas sugestões de Approach:

#Approach Contextual

• Você sabia que 35% dos turistas sofrem acidentes em viagens internacionais e apenas 5% estão prevenidos com um seguro viagem?
• Você está acompanhando a reforma da previdência, certo? Sabe qual o impacto ela terá em seu dia-a-dia? E nos seus negócios?
• Viu a manchete de hoje sobre o desenvolvimento do agro-negócio no Brasil? Sabemos que você atua neste segmento….

Função: o objetivo imediato é criar uma interrogação na mente do comprador e fazê-lo pensar no assunto. Isso cria um ruído e você “sequestra”, isso mesmo, sequestra a atenção do comprador.
O segundo objetivo é, como o próprio nome diz, contextualizar a oportunidade de venda, tornar tangível e comparável a oferta com a realidade.

#Approach Direto

• Obrigado por me atender. Hoje eu quero falar com você sobre o produto XPTO.
• Percebemos o seu interesse em nosso produto através de sua pesquisa em nosso site. Meu contato é para ajudá-lo a se decidir.
• Avaliamos o seu histórico e constatamos que você é nosso consumidor assíduo. Por isso, meu contato é para lhe agradecer e apresentar uma oferta exclusiva.
Função: objetividade e impacto. A intenção é ir direto ao ponto, sem rodeios.

 

#Approach Indireto

• Meu contato é para entender como foi sua experiência com nossos produtos?
• Você é nosso cliente desde 2017 e quero entender seu nível de satisfação com nossos serviços…
• Meu contato é para conhecer o seu perfil de consumo por que estamos lançando um novo produto e queremos sua ajuda nisto…

Função: relacionamento e identificar através da conversa uma oportunidade de oferta. Serve também para medir o grau de interesse em um produto específico.

 

#Interrogativo

• Já ouviu falar no produto ZYX? É um produto exclusivo para seu perfil de compra. Posso apresentá-lo a você agora?
• Você é nosso cliente no segmento de crédito desde 2010, por que ainda não possui nosso seguro?
• Vi que você tem feito compras regulares conosco. O que você acha de fecharmos uma compra programada com descontos maiores?

Função: Investigar o grau de interesse e estimular o cliente a comprar.

Sugiro:
a) Avaliar o histórico para decidir que abordagem é mais adequada.
b) Testar todas para identificar qual é mais confortável para o seu estilo de venda.
c) Ser flexível a fim de adaptar o perfil do cliente ao estilo de abordagem.

Boas Vendas
.

A Contato Efetivo não se responsabiliza por comentários aqui concedidos.