Sua equipe conhece o processo de vendas?

Quantas empresas não desistem de suas operações de Venda por Telefone simplesmente por não conhecer o processo? Você pensa assim?

Você sabia que 47% das empresas desistem de continuar a vender por telefone por achar que não dá resultado? Nós já alavancar os resultados de dezenas de empresas e fazer seus gestores mudarem de opinião.

Em grande parte, o maior problema é o gestor achar que é simples e fácil conseguir bons resultados com as vendas por telefone. O segundo maior problema é o gestor achar que não de ajuda.

A verdade é que quando falta capacitação para o vendedor ele:

  • atira para todos os lados;
  • usa o mesmo discurso para todos aqueles com quem conseguir falar;
  • faz ligações são bem curtas e superficiais, despejando toda a apresentação do produto em seu contato;
  • desiste na primeira objeção.

Quando o gestor não domina o processo de vendas, ele acaba não percebendo que a falta de resultado não está relacionada ao esforço do colaborador. Muitas vezes, o colaborador faz 100, 200 discagens por dia e, mesmo assim, a venda não fecha.

É nesse momento que, muitas vezes, o líder, o gestor ou dono da empresa, desiste da operação de vendas por telefone por considera-la improdutiva, de alto custo e de baixíssimo resultado.

A verdade é que os custos de uma operação de venda por telefone são altos. Vou enumerar o custo dessa operação quando não há capacitação adequada dos vendedores:

  • Conta telefônica: afinal são centenas de ligações diárias e sem venda, certo?
  • Desperdício de Tempo: “tempo é dinheiro” e são até 10 intermináveis horas de trabalho sem grandes resultados.
  • Leads mal trabalhados: quando consigo localizar alguém, esse alguém não quer comprar o que o vendedor quer vender.
  • Alto Turn Over: porque além de desmotivado, o vendedor acaba indo buscar outros no mercado. Aquele período de treinamento foi por água abaixo.

Isso para ficar no básico.

A chave para o sucesso

Treinamento e capacitação é a chave para o sucesso nas vendas

No momento em que o vendedor é treinado, adquirindo especialização, a curva de vendas muda drasticamente. Muitos atingem resultados surpreendentes de até 150% de aumento em vendas.

Isso acontece por vários motivos. Vamos analisar alguns:

  • Fica mais claro para o vendedor o processo de vendas;
  • Ele se torna mais seletivo e busca descobrir os melhores leads para investir o seu tempo;
  • Suas ligações são mais longas e produtivas, por que argumenta com mais confiança e credibilidade;
  • Sua autoconfiança se eleva o que também aumenta a probabilidade de venda;
  • Adquire mais repertório para tratar as possíveis objeções.

O resultado de um treinamento aplicado corretamente em uma equipe de vendas são, entre outros:

  • Menos custos com telefonia, pois fará menos ligações e ligações mais assertivas.
  • Aumento na conversão de vendas, atingindo resultados expressivos.
  • Maior aproveitamento da lista de leads.

Diante desse cenário, me responda: a venda por telefone precisa ser cara?

Obviamente, não. O resultado de uma equipe preparada e especializada em vender por telefone, é imensamente maior que os custos de um treinamento.

Analisar os resultados e partir para a ação é que o fará o gestor colher os resultados que precisa.

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